sábado, 14 de maio de 2011

Produção de lixo aumentou em 2010

O Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2010, feito pela Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), mostrou que a quantidade de lixo produzido no Brasil aumentou e o país não evoluiu na coleta e destinação adequada desses resíduos.
Somente em 2010 foram produzidas 195 mil toneladas de resíduos diariamente, em todo o território nacional. O resultado final foram 60,8 milhões de toneladas de lixo, sendo que pouco mais de 10% deste montante não foi sequer coletado, indo parar em córregos, terrenos baldios, ruas e rios.
A produção de resíduos sólidos dos brasileiros já está perto de alcançar a mesma quantidade produzida pelos europeus. Enquanto cada um de nós gera 1,213 kg de lixo por dia, a Europa mantém média de 1,298 kg/habitante diariamente. Os americanos são os que mais poluem, com 2,8 kg de resíduos descartados diariamente.
O lixo aumenta, mas o Brasil ainda não pode contar com uma estrutura que aumente na mesma proporção. Segundo o relatório, no último ano 42,4% dos resíduos não receberam a destinação adequada, e apesar de terem sido coletados, foram parar em lixões ou aterros irregulares.
A coleta seletiva é outro problema que atinge grande parte do país. O Brasil é dividido em 5.565 municípios, apenas 3.205 deles possuem sistemas de coleta seletiva. Desde a última medição, que havia sido feita em 2009, a evolução contada pela Abrelpe foi de apenas 1,6% neste tipo de trabalho.

É porque a Abrelpe considerou "Vende-se um véu de noiva" (novela do SBT) um lixo,por isso também foi incluso na pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário